futebol de praia 2

julho 3, 2009 at 1:59 am 1 comentário

 Amigos

 começo este novo tópico esclarecendo detalhes do anterior, a Liga da Urca, na sua fundação (1956) foi após um breve torneio entre times locais forma- dos na hora. os campeonatos foram disputados de 1957 a 59, com o Guaíba sendo tricampeão.

Fundação da Federação Carioca de Esportes de Praia.

No início de 1960, com o êxito do Torneio Inter-praias, os presidentes das Ligas de Copacabana (representado por Eurico Lyra Filho), Urca ( Leoni Nascimento) e Leblon ( Theodoro Sodré Filho, vice-presidente) fizeram várias reuniões na casa de José Antonio Flores da Cunha Neto, para fundar a Federação Carioca de Esportes de Praia. não me recordo da data exata, mas creio que foi em junho, pois em 18.06 foi a última rodada da Taça Urca, que encerrou as atividades da Liga do bairro. Foi eleito Presidente Eurico Lyra Filho, para o mandato de dois anos.

Com a filiação e inscrição de 29 clubes, a FCEP realizou o 1o Campeonato, em três fases, na primeira chamada de Eliminatória, os clubes foram dividi-dos em quatro grupos de 7 e 8 equipes para classificar os quatro primeiros de cada para a Fase Semi-Final. Nesta fase, mais quatro grupos com quatro clubes, classificando os dois melhores para o Turno Final, com oito clubes.

Foi um campeonato estafante, pois em cada segmento a disputa, iniciada em 20 de agosto, foi pelo sistema de turno e returno. terminando quase dez me-ses depois no dia 11 de maio de 1961. Os finalistas disputaram mais de 30 jogos.

Na Fase Classificatória, sem grandes surprêsas, os classificados foram:   Grupo A – Lagoa, Dínamo, Ouro Preto e Ipanema/ eliminados, Yankee, Lido e Jatan; Grupo B – Radar, Pracinha, Cruzeiro e Colúmbia (Copacabana)/eli – minados, Nacional, Gatos, Paredão e Samburá; Grupo C – Grêmio, Tatuís, Lá Vai Bola e Maravilha/eliminados, Alvorada, Belford Roxo e Copa Júnior e no  Grupo D – Copaleme, Juventus, Arsenal e Guaíba/ eliminados, Leblon, Copa-cabana e Lage.

As colocações dos grupos na Fase Semifinal, foram estas: Grupo A – Pracinha 8 pontos e Guaíba, 7, sairam: Lá Vai Bola, 5 e Dínamo, 4; Grupo B – Lagoa, 9  e Arsenal 8, sairam: Grêmio (a grande surpresa) 7 e Colúmbia 2: Grupo C – Radar, 9 e Ouo Prêto 8, sairam: Maravilha 7 e  Copacabana 1: Grupo D – Ta-tuís e Juventus, saíram: cruzeiro e Ipanema (não tenho os pontos)

No Torneio Final, entre os oito finalistas, o Ouro Preto, vencedor de muitos campeonatos de Copacabana, após sofrer três goleadas desitiu o turno e lo-go depois a federação. Por ironia os três colocados, Guaíba, Lagoa e Praci- nha se enfrentaram nas rodadas iniciais. O Guaíba, que se classificou com dificuldades nas etapas iniciais, foi o campeão invicto com 26 pontos, 12 vitórias e dois empates, quatro a mais que o Lagoa e oito a mais que o  Pra-cinha, terceiro colocado. 4o Tatuis, 5o Juventus, 6o Radar e 7o Arsenal.

 No  jogo decisivo, na segunda rodada do returno, entre Guaíba e Lagoa, na Urca, o time da casa perdia até os 24 minutos do 2o tempo, mas reagiu e marcou três gols em 11 minutos. Esse jogo faz parte da história do clube. O Guaíba marcou 62 gols ao longo dos 32 jogos, sofrendo 30. O time campeão, dirigido por mim, em fase de transição durante as fases, jogou com Jorge de Castro; Ronald, Oscar Parede Mauro Laviola e Lima (P.Wright); Rony e Tovar ;Álvaro, Horá-cio, Raul Celso (Vicente) e Canarinho. Jorge foi o goleiro menos vasado e Paulo (Lagoa) foi o artilheiro com 24 gols, seguido de Horácio com 23.

Foi disputado um torneio entre os clubes desclassificados, para apurar os que comporiam os treze da 1a Divisão para o ano seguinte, classificaram: Lá Vai Bola, Copaleme, Maravilha, Cruzeiro, Grêmio e Dínamo.

No próximo capitulo, comentaremos oscampeonatos de 1961 a 1963.

Anúncios

Entry filed under: Futebol de Praia.

O futebol de praia de onze futebol de praia 3

1 Comentário Add your own

  • 1. Pedro Paulo  |  julho 10, 2009 às 1:12 pm

    Muito legal os comentários do nosso amigo Leoni. Uma enciclopédia viva do Futebol de Praia. É bom conhecer a história do esporte. Parabéns Leoni.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: